Foram muitos os contatos sobre o post do WhatsApp, muitos com dúvidas e queixas sobre o funcionamento do método. Então, com a chegada da nova versão do WhatsApp com Crypt8, do novo script do Abinash Bishoyi versão 2.2 e da nova versão do WhatsApp Viewer, resolvi atualizar o post anterior e detalhar um pouco mais a operação, para tentar ajudar aqueles que não conseguiram efetivar a extração. O WhatsApp implementou algumas alterações na sua última versão (arquivos Crypt8), desabilitando a permissão de backup com o ADB. Já existe opções para burlar esta dificuldade, como veremos adiante, então vamos nos concentrar nos arquivos de backup Crypt7 e Crypt8. Não é possível descriptografar os arquivos sem ter acesso a chave de criptografia, portanto não basta copiar o conteúdo da pasta WhatsApp.
A solução apresentada a seguir só funciona para o Android, versão 4.0 ou posterior, visto que é utilizada a funcionalidade de realização de backup via USB. Não é necessário fazer root no dispositivo. Para que seja possível realizar a operação de cópia, abra o dispositivo e carregue as configurações do sistema. Selecione a opção “Opções do Programador” (“Developer options”) ou “Programador” (“Developer”). Caso você esteja utilizando um celular que não apresente esta opção, acesse “Sobre o dispositivo” (“About phone” ou “About device”) ou “Sobre” (“About”) e toque de 7 a 10 vezes na opção “Número de compilação” (“Build number” para o Samsung) ou “Número da versão”. Retorne e encontrará “Opções do programador” habilitada. Selecione “Opções do programador” e marque a opção “Depuração USB” (“USB debugging”). Conecte o dispositivo móvel e aguarde ele carregar todos os drivers.
CRYPT7
Obtendo a chave de criptografia e os arquivos de mensagem
NO LINUX – O Abinash Bishoyi oferece um shell script para extrair a chave e os arquivos criptografados.
PRÉ-REQUISITOS: Java, Phyton, ADB e o script do Abinash Bishoyi.
EXECUTANDO A EXTRAÇÃO: Crie uma pasta com um nome qualquer (Ex.: /home/user/WHATSAPP) e extraia o conteúdo do arquivo do script para ela. Conecte o dispositivo via USB, ative o “USB debugging” e execute o script WhatsAppKeyExtract.sh. Aceite a solicitação de backup e os arquivos serão extraídos para a pasta “extracted” situada na pasta onde você extraiu os arquivos do script (/home/user/WHATSAPP/extracted).
NO WINDOWS – Temos duas opções: O script de Abinash Bishoyi (Requer Java) ou o script do WhatCrypt (Não requer Java).
PRÉ-REQUISITOS: Java, ADB e o script do Abinash Bishoyi ou do WhatCrypt.
EXECUTANDO A EXTRAÇÃO: Caso opte pelo script de Abinash Bishoyi, instale o Java. Então crie uma pasta com um nome qualquer (Ex.: C:\WHATSAPP) e extraia o conteúdo do arquivo do script para ela. Em seguida vá até a pasta que você criou e execute o arquivo “WhatsAppCryptKeyExtract.bat”. Os arquivos serão extraídos para a pasta “C:\WHATSAPP/extracted”. Caso opte pelo script do WhatCrypt, crie a pasta para extrair o arquivo baixado e em seguida vá até ela e execute o arquivo “WhatsAppCryptKeyExtractor.bat”. Os arquivos serão extraídos para a pasta “C:\WHATSAPP/extracted”.
Utilize o site do WhatCrypt para abrir os arquivos, ou então o WhatsApp Viewer na versão 1.7. Ambos suportam os arquivos Crypt5, Crypt7 e Crypt8. Opcionalmente você pode utilizar o app do WhatsCrypt (Veja no site deles). Será preciso ativar nas configurações, na opção “Segurança” (“Security”), “Fontes desconhecidas” (“Unknown sources”) e então executar o app baixado. Ele oferece a opção de descriptografar os arquivos e disponibilizá-lo para ser visualizado por um dos métodos citados (WhatCrypt ou WhatsApp Viewer).
CRYPT8
O WhatsApp desabilitou a permissão de backup pelo ADB de seus arquivos no app manifesto, entretanto já existe uma solução para contornar esta dificuldade, fazendo com que o método mostrado acima continue funcionando.
PRÉ-REQUISITOS: Java, Windows Vista, 7 ou 8, desinstalar versões anteriores. (Obs.: Não exclua o cache ou dados, apenas desinstale e instale o novo, aceitando a recuperação das mensagens anteriores)
- Baixe o arquivo WhatsAppADBPatch.zip;
- Baixe a última versão do WhatsApp do site oficial (WhatsApp.apk)
- Extraia o arquivo WhatsAppADBPatch.zip preservando sua estrutura de diretórios;
- Copie o arquivo WhatsApp.apk para a pasta onde você extraiu oWhatsAppADBPatch.zip;
- Arraste o arquivo WhatsApp.apk sobre o arquivo ADBPatch.bat;
- Instale o arquivo WhatsApp_Patched.apk criado, no dispositivo;
- Execute a extração vista anteriormente pelo método que desejar
OBS.: O procedimento acima foi testado em um Moto X 2ª geração com Android 5. Veja a galeria de imagens abaixo: