Neste último post vamos abordar a finalização dos exames e a emissão do relatório final (o Laudo Pericial).
Finalizado os exames, é o momento da preparação do Laudo Pericial, que deverá conter os seguintes itens:
- Informações sobre o solicitante da perícia, como nome, lotação e número do documento que requisita a perícia;
- Citar de forma clara e concisa o objetivo dos exames. (Note que o expediente legal que requisita os exames deverá conter o objetivo da perícia bem definido);
- Descrição dos objetos que serão periciados e seu estado atual;
- Descrição da metodologia empregada nos exames;
- Descrição dos exames em linguagem simples e de fácil compreensão (lembre-se que quem for ler o seu relatório pode não ter o seu conhecimento). Se houver necessidade da utilização de termos técnicos, coloque seu significado sob a forma de notas de rodapé;
- Conclusão do relatório informando sucintamente aquilo que foi encontrado, encerrando o Laudo.
Após a emissão do relatório, todos os documentos gerados devem ser arquivados juntamente com uma cópia do Laudo Pericial e uma cópia da mídia que eventualmente acompanhe o relatório (Esta mídia pode conter arquivos extraídos do dispositivo analisado, principalmente quando as quantidades dos achados impossibilitem a impressão completa do material).
A documentação deverá conter o expediente que solicita a perícia, o mandado judicial (se houver), contagem e descrição das provas, cadeia de custódia, informações sobre o estado das mesmas e todo e qualquer documento que venha a ser acrescentado no decorrer da perícia.
Após a revisão final por um segundo perito, o Laudo Pericial estará pronto para ser encaminhado ao solicitante. Em caso de discordância por parte do revisor deverá ser adotado o procedimento da instituição para esse tipo de situação.
Boa tarde Marcelo tudo bem?
Você tem algum modelo de Exemplo de Laudo forense, que você possa disponibilizar?
Estou iniciando na areá agora e ainda não conheço muito?
Obrigado.
Olá Hugo
A estrutura de um Laudo Pericial varia de órgão a órgão, mas você sempre deve se ater a estrutura de um relatório técnico, citando o objetivo do exames, os objetos a serem periciados, a metodologia empregada (nem todo mundo coloca), os exames realizados com os achados, as considerações finais e sua conclusão a respeito, respondendo aos eventuais quesitos. Um exemplo pode ser visto aqui (Laudo da PF do gravador de Joesley).
Abraços,