Após a composição e envio da mensagem, o cabeçalho sofre acréscimos à medida que passa pelos servidores de correio, até seu destino final. Este cabeçalho nos permite entender toda a trajetória da mensagem, desde sua origem até a entrega ao destinatário, apresentando dados que podem nos levar a determinar origem e autoria.
Abaixo vemos um cabeçalho completo originado a partir da comunicação entre dois usuários hipotéticos, “[email protected]” e “destinatá[email protected]” e o utilizaremos para iniciarmos a descrição dos campos mais comuns nas mensagens de correio eletrônico, o seu significado e o do seu conteúdo.
Figura 5 – Cabeçalho de uma mensagem resultante de um diálogo
O campo “From:” contém o endereço do suposto remetente, que conforme vimos anteriormente pode ser fraudado, portanto não pode ser tomado como verdade absoluta.
O campo “To:” contém o endereço do destinatário que obviamente não será fraudado, já que a mensagem tem de chegar à ele. Ainda assim deverá ser observado se não corresponder com o destinatário, pois este pode ter recebido a mensagem por cópia oculta.
“CC:” Possui a mesma função do To: servindo para envio de cópia da mensagem a um segundo destinatário.
“BCC:” Significa Bind Carbon Copy e tem função similar ao To: e ao CC: entretanto este campo não mostra seu conteúdo, servindo para que a mensagem chegue a um terceiro destinatário sem que o destinatário principal ou o secundário saibam.
“Subject:” Contém o assunto da mensagem.
“Date:” Contém a data/hora em que a mensagem é submetida ou escrita, dependendo do sistema utilizado (RFC 822: 5.1, RFC 1123: 5.2.14 ou RFC 1036: 2.1.2.).
“MIME-Version:” Indica que o conteúdo da mensagem foi formatado no padrão MIME e seu conteúdo indica qual a versão do MIME utilizada (RFC 1521).
“Importance:” Indica o grau de importância da mensagem (High, Normal e Low). É preenchido na composição e não interfere na velocidade com que a mensagem é transmitida.
“Content-Type:” Indica o formato do conteúdo (RFC 1049).
“Return-Path:” Utilizado na entrega final como o atributo do envelope MAIL FROM.
No próximo post falaremos sobre campos úteis para determinação de autoria.
Até lá.