Para que uma mensagem de correio eletrônico possa ser composta, enviada e recebida é necessária a existência de quatro componentes:
- MUA (Mail User Agent) – Software cliente de correio eletrônico do remetente e do destinatário da mensagem como o Outlook, ou o Thunderbird, ou ainda um webmail;
- MTA (Mail Transfer Agent) – Servidores por onde passam a mensagem antes de chegar ao último servidor da cadeia, que entregará a mensagem ao destinatário;
- MSA (Mail Submission Agent) – É um servidor MTA, só que está na extremidade inicial que submete a mensagem;
- MDA (Mail Delivery Agent) – É um servidor como os MTAs, só que estão na extremidade final do fluxo da mensagem e são os responsáveis pela entrega desta para o remetente.
O MUA do remetente compõe a mensagem e envia para o primeiro MTA também denominado de MSA, por ser o primeiro servidor. O MTA adiciona informações ao cabeçalho da mensagem (header) e a encaminha para o MTA seguinte e finalmente ao MTA que fará a entrega, o MDA.
Figura 1 – Componentes do serviço de correio eletrônico
O código a seguir exemplifica a composição/envio, tráfego e recebimento de uma mensagem na forma mais simplificada, apenas para ilustrar a forma como o cabeçalho é composto. Uma estação remetente compõe a mensagem e envia ao servidor de correio do remetente, que por sua vez envia para o servidor de correio do destinatário que entrega a mensagem ao destinatário.
Figura 2 – Cabeçalho simplificado da mensagem
As linhas em vermelho (campos FROM:, TO:, DATE: e SUBJECT:) foram inseridos pelo software cliente do remetente. O servidor de correio do remetente ao receber a mensagem acrescenta as linhas em azul (campos Received: e Message-ID:) e o envia ao servidor de correio do destinatário que por sua vez acrescenta as linhas em verde (campos Received: e Delivered-To:) e entrega a mensagem ao destinatário final.
A sintaxe dos campos de cabeçalho é constituída pelo nome do campo, seguido de dois pontos.
Mas um cabeçalho real é bem mais complexo e extenso, podendo apresentar outros campos e uma quantidade de entradas bem maior, conforme veremos nos próximos posts.