Os sistemas operacionais Linux e Windows possuem recursos próprios de bloqueio de escrita. O Linux é mais flexível, pois permite a montagem de dispositivos de mídia em modo somente leitura. Para isso é preciso utilizar uma distribuição em que o SO esteja com o automount desativado, de forma que a montagem seja realizada somente de forma manual. Assim um dispositivo em /dev/hda3, será montado em /mnt/readonly, com as seguintes linha de comando:
# mount -o ro /dev/hda3 /mnt/readonly ou # mount -r /dev/hda3 /mnt/readonly
No ambiente Windows o processo não é tão simples. Troy Larson, Senior Forensic Investigator do Microsoft’s IT Security Group, criou o Windows Forensic Environment, uma mídia de inicialização construída a partir do Windows 7, que permite anexar dispositivos de mídia protegidos de escrita. Caso queira conhecer o WinFE com mais detalhes recomendo o blog Windows Forensic Environment que contém bastante material a respeito.
O Microsoft Windows permite o bloqueio de escrita em dispositivos de mídia anexados ao SO através de portas USB. Isto pode ser realizado através do registro, conforme vemos a seguir.
Na chave HKLMSYSTEMCurrentControlSetControlStorageDevicePolicies verifique a existência do valor “WriteProtect“. Em caso positivo, edite o valor e coloque “0” (zero) nos dados do valor. Caso o valor não exista, crie um valor DWORD com o nome “WriteProtect” e com o dado do valor “1” (um) para efetuar o bloqueio. Assim se “WriteProtect” tem o dado do valor igual a “0” as portas USB estarão desbloqueadas e se o dado do valor for igual a “1” as portas USB estarão bloquedas.
Observação Importante. O dispositivo só deverá ser conectados às portas USB após o bloqueio das portas. Se for necessário desbloqueá-las para escrita em algum dispositivo, realize o desbloqueio e conecte o dispositivo desejado. Após o desbloqueio, dispositivos que estavam conectados no modo bloqueado, permanecem bloqueados até que sejam removidos e reconectados.
Abaixo o link para download de um pequeno utilitário para bloqueio de escrita em portas USB, criado através AutoPlay Media Studio 8, para uso livre e gratuito. O utilitário permite bloquear ou liberar as portas, informa o status corrente e avisa se não existe o valor “WriteProtect” oferecendo a opção de criá-lo.
USBLock v2.1.zip
Hash MD5 – [71998EBCBE02E482EA7FD993A27B2F9A]